domingo, 25 de maio de 2008

Aproveitando as oportunidades


A maneira como as pessoas enxergam seus problemas de maneira otimista ou pessimista, é que vai definir sua vida de derrotas ou vitórias.
O cristão verdadeiro que deposita sua fé nas promessas de Deus para sua vida, sabe que as provações e aflições pelos quais ele está passando, são momentâneas, para que ele se aperfeiçoe na sua fraqueza e o nome do Senhor seja glorificado. Salomão com grande sabedoria, escreveu: “Se te mostrares fraco no dia da angústia, quão pequena é a tua força”. (Pv. 24:10).
O homem de Deus tem que saber aproveitar as oportunidades para testemunhar do amor de Deus e glorificar seu Nome.
Durante nossa participação em um Seminário de Treinamento do Instituto Haggai, ouvi do pastor Lívio Oliveira, que certa vez, ele estava em uma fila de banco lotado em véspera de feriado prolongado para pagar umas contas pessoais. A fila que não andava, devido a lerdeza do caixa, estava causando grande aborrecimento para os clientes do banco. Foi quando puxou conversa com ele, uma senhora coberta de jóias que pareciam cristais, e começou a falar da abertura do Portal da Era de Aquários, para que o homem pudesse encontrar a paz de espírito neste mundo atribulado, como também da vinda ao Brasil do líder indiano Siri Siri Ravi Shankar, que estimula cada indivíduo a encontrar sua paz interior através da respiração e meditação com seguidores em mais de 40 países, movendo multidões. Naquele momento, o Espírito Santo falou com ele: “Diga a ela sobre o meu amor e a minha paz.”
Foi quando de maneira inteligente, ele perguntou a senhora esotérica: “a senhora já está sabendo, que um grande portal foi aberto a cerca de 2000 anos atrás, para que o homem encontre a paz e que o maior de todos os líderes pacifistas, que continua movendo multidões em todos os lugares, povos e nações, e que deixou ensinamentos sobre isso?” Curiosa, a senhora quis saber sobre o portal e o pacifista milenar e divino. E aproveitando a oportunidade, falou-lhe sobre Jesus: “Eu sou a porta. Todo aquele que entrar por mim, salvar-se-á. Entrará e sairá, e achará pastagens.” (Jo 10.9)
O homem inteligente tem que saber aproveitar as oportunidades dadas por Deus.
A cerca de 1170 anos antes de Cristo ter nascido, concedendo uma nova oportunidade para a humanidade, Deus ofereceu a um adolescente de boa aparência, ruivo e de belos olhos, pastor de ovelhas, harpista nas horas vagas (I Sm 16:12), forte e valente, sisudo em palavras (I Sm 16:18). Uma oportunidade para provar seu valor – e ele a agarrou!
Existiu um gigante de 3 metros de altura, filisteu de Gate, de aparência intimidadora que com gritos amedrontava os guerreiros do rei Saul (I Sm 17:11) e desafiava o exército de Israel para uma batalha no Vale de Elá.
Mas quando todos os homens de Israel, viram aquele homem, fugiram de diante dele, e temera grandemente (I Sm 17:24). Foi quando o jovem pastor Davi, perguntou qual seria a recompensa ao homem que matasse o gigante filisteu e lhes responderam: Receberá grandes riquezas, sua família será isenta de tributos e ainda terá a filha do rei como esposa. Durante 40 dias, o gigante Golias afrontou o exercício de Israel e difamava o nome de Deus.
Porém, Davi resolveu aproveitar a oportunidade para glorificar o nome de Deus e com uma funda e 5 pedrinhas recolhidas no ribeiro derrotou o gigante Golias, confiando que o Senhor haveria de lhe entregar em suas mãos, o filisteu. O que aprendemos com o pequeno Davi, que se tornou grande diante de Israel?
As oportunidades aparecem, quando estamos preparados. A habilidade de Davi com a funda não era hereditária. Ele passou muitas horas nas colinas praticando, enquanto desempenhava suas responsabilidades de pastor. Naquela época a funda era, na verdade uma arma secreta em Israel. Muitos aprendiam a manejá-la com extrema habilidade. No livro de Juízes lemos que “Entre todo este povo havia setecentos homens escolhidos, canhotos, os quais atiravam com a funda. Uma pedra num cabelo e não erravam.” (Jz 20:16).
Portanto, mesmo que você tenha grandes habilidades, saiba depositar sua confiança no Senhor de todo o seu coração e aproveite as oportunidades para glorificar o Senhor com sua vida.

Vejam que bela história de superação...O cidadão Wander Taker era um próspero empresário em Kansas City, nos Estados Unidos. Seu negócio era uma empresa funerária e praticamente não havia concorrência.Foi, então, inaugurado na cidade uma central telefônica, até porque tratava-se do novo e grande invento da época. Toda ligação tinha que passar necessariamente pela telefonista.O negócio do Sr. Taker começou ir de mal a pior. Certo dia, não havendo mais clientes para o seu negócio, ele foi procurar a telefonista da cidade para questionar o que estava acontecendo, se ninguém ligava procurando por ele, se não morria mais ninguém na cidade...A telefonista então lhe disse que morria muita gente sim, e que o marido dela estava prosperando muito, pois ela, toda vez que era procurada para indicar uma agência funerária, indicava o seu marido que tinha entrado no negócio e que estava muito satisfeito.O Sr. Wander ainda tentou argumentar que aquilo não era honesto e que precisava "dividir" o mercado e que ele iria terminar falindo. Ela, porém, disse que iria continuar indicando o marido.O Sr. Wander Taker ficou tão chateado com a situação, que resolveu estudar o assunto "telefone". Estudou muito, pensando numa maneira de se fazer uma ligação telefônica sem a necessidade da telefonista. Wander Taker acabou sendo o inventor do sistema de discagem direta, e ganhou mais dinheiro que mil funerárias prósperas jamais lhe dariam.O fundo moral desta história é que cada vez que temos um grande problema em nossa vida, nós podemos estar também, diante de uma grande solução, ou, quem sabe, do grande resultado em nossa vida.

Sérgio Cunha é jornalista, articulista, conferencista e presidente do Conselho de Pastores de Rio das Ostras.

Nenhum comentário: