domingo, 18 de maio de 2008

O Almirante de Deus.


Durante nossa participação no Seminario de Treinamento de Lideres, promovido pelo Instituto Haggai, no templo da Segunda Igreja Batista de Macaé, na Capital Nacional do Petroleo, no ultimo dia 17 de maio, onde um tema muito importante foi debatido exaustivamente: o carater do lider cristão, pelo professor Marcos Palva, que durante o dia exerce a profissão de medico e diretor de um hospital em Niteroi, e anoite o Ministerio Pastoral na Igreja de Nova Vida, tocou-nos profundamente sob a necessidade premente de buscar-mos incessantemente o carater de Csito em nossas vidas, não apenas no pulpito, mais em todas as nossas atividades. No interva-lo do cafezinho, foi exposto varios livros abordando integridade e carater, tais como: "A busca do Carater" de Charles Swindoll, e exemplos de dedicação integral na obra de Deus, como as biografias em "Os Generais de Deus", de Robert Liaondon, foi quando lembrei-me so saudoso Pastor Gentil Medeiros, militar reformado da Marinha de Guerra Brasileira, ex-combatente na Segunda Grande Guerra Mundial, onde sofreu naufragios e apos livramento do Senhor Jesus, decidiu-se por ingressar no ministerio pastoral, servindo durante anos na Assembleia de Deus em Olaria, suburbio do Rio de Janeiro, e depois em Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu e terminando seus dias, apos 23 anos de pastoreio na Assembleia de Deus na Rua das Pedras, no famoso Balneario Fluminense de Armação dos Buzios.
Pastor Gentil nunca foi um pregador extraordinario, nem orador por excelência, ou tão pouco um grende mestre no ensino da Palavra. Contudo posso afirmar categoricamente, que uma de suas marcas pessoais, era o carater e integridade, sendo respeitado por toda sociedade Buziana e de mais obreiros dos outros Ministerios.
Pastor Gentil, pertencia a velha escola de pastores de estilo forte e dogmatico e com profunda autoridade. durante o tempo em que passei em Buzios lhe auxiliando, custumava chama-lo de meu "almirante", com suas camisas brancas bem passadas pela irmã Carminha, colarinho imaculado, sapatos brilhantes, e os cabelos alvos como a neve sempre bem penteados e acima de tudo, o carater, solido como rocha. Pastor Gentil exalava pelos poros autoridade Pastoral, tais como ou tambem, não menos saudoso, pastor Enock Alberto Silva, o chamado Apostolo da Região dos Lagos. Nordestino de familia humilde, ou então garoto Gentil, ingressou na Marinha como aprendiz de marinheiro, para fugir da pobreza da sua região e ter uma profissão que lhe garanti-se estabilidade. Ele contudo não sabia, que Deus tinha outros planos para sua vida, e que além de combater os navios e submarinos alemãs, seria chamado para combater o bom combate na cidade que encantou a atriz francesa Brigitte Bardot, na decada de 60, recebendo a alcunha de " O Almirante de Deus na rua das Pedras".
Outra marca do caráter do Pastor Gentil era sua coragem. Ele custumava dizer: Obreiro não pode ser frouxo, medroso e covarde. Pois os medrosos ficaram de fora, como diz o livro da Revelação. Na casa Pastoral simples e apertada nos fundos da Igreja, a parede da sala possuia varios diplomas de honra ao merito e medalhas. A medalha mais importante para o velho marinheiro, era a que foi entregue pelo presidente da Republica Juscelino Kubitschek, durante um ato de bravura ao salvar uma pessoa de afogamento. Ja os diplomas dentre recebidos, tais como: Cidadão Buziano, Cidadão Benemerito do Estado do Rio de Janeiro, oque ele mais apreciava, era o de Ministro do Evangelio, como soldado de Cristo. Quando ele assumia ao pulpito, erguia-se ereto, com dignidade e muita classe, porem cheio da autoridade do Espirito Santo.
Antes de enviar-me para participar de uma convenção Nacional de Pastores em Itaguatinga em Brasilia - DF, para representar nossa humilde Igreja, que fora construida em lugar de uma casa de bailes profanos, ele me abraçou como quem se despede de um filho que vai para batalha, colocou suas mãos grandes sobre minha cabeça e orou com sinceridade a Deus: Senhor Guia os passos desse jovem no teu Santo Ministerio, para que o mundo possa ver nele as marcas do carater de Cristo em sua vida". naquele momento, me senti como verdadeiro embaixador de Cristo. (2Corintios 5.20). Infelismente mudaram os tempos e hoje os dias que a Igreja atravessa são de profunda crise de integridade. infelismente os pastores da época antiga, verdadeiros generais e almirantes de Deus ja partiram para a eternidade. que possamos a exemplo dos discipulos e apostolos de Cristo, jamais abrir-mos mão de principios e valores morais, nem na vida... nem na morte.

Nenhum comentário: