quinta-feira, 8 de maio de 2008

Ufanismo Evangelico


Outubro se aproxima e com ele uma eleição municipal onde havera uma disputa acirrada, entre dois homens públicos que possuem no seu histórico eleitoral inúmeras vitorias. Como a população evangelica riostrense vai exercer sua cidadania, participando do pleito, e óbvio que lideranças evangelicas seram chamadas para opinarem e conheçerem os projetos e propostas de governo de ambos os candidatos ao posto de alcaide. Foi pensando na isenção do Conselho de Pastores de Rio das Ostras, enquanto entidade representativa de uma parcela de nossa comunidade, que decidimos nos liçenciar-mos do cargo de presidente, ja que haveremos de participar com envolvimento direto no processo eletivo.
Entendemos que o povo de Deus, deveria ser um povo de estadistas: Capaz de uma compreenção correta e de uma participação ética e competente no tratamento da coisa pública, como muito bem definiu o Bispo Anglicano Robinson Cavalcante. Compreendemos que o povo evangelico deveria ter um envolvimento ativo na vida em sociedade, na promoção do bem comum. Porem, o que observa-mos e uma crise de cidadania entre os evangelicos com preconceitos, desinformações, malediçências e os interesses pessoais escamoteados em detrimento da coletividade, deformando o pleno exercício da cidadania como evidências sociais do pecado. Alguns lideres denominacionais querem o poder pelo poder, para transformar Rio das Ostras em seu grande rebanho e em um municipio teocràtico, porèm se esqueçem que o Estado Laico não permite esse ufanismo, ainda que sejamos um quarto da população.
Alguns lideres em uma reunião recente, propuseram que a igreja apoie um unico candidato a câmara municipal, para defender os interreses evangelicos junto ao chefe do executivo, o que discordo. A Igreja de Cristo não necessita de despachantes municipais para buscar vantagens junto ao poder temporal. Deus continua sendo o Senhor da Igreja e tem o controle permanente da Historia. Deus Reina sobre as Nações.
A etca Cristã recomenda que o nosso compromisso é com o fomento do reino de Deus, de justiça e paz. Os evangelicos riostrenses não podem e não devem se comportar de modo individualista, insensível, e irresponsável, não podem apenas buscar vantagens pessoais para sua familia ou para sua igreja local. Deus nos colocou nesta cidade que mais cresce no Estado do Rio de Janeiro com um propósito: Salgá-la e iluminá-la, conhecendo-a, amando-a e abençoando-a com a Palavra de Salvação.

Nenhum comentário: