segunda-feira, 5 de maio de 2008

Arrependei-vos


Arrependei-vos, e crede no Evangelho. A quanto tempo você não tem ouvido ou assistido uma mensagem evangelística em sua Igreja, falando sobre a necessidade de arrependimento de pecados? No último final de semana de feriado prolongado, estive zapeando os canais de televisão e também percebi que são poucos programas evangelísticos com enfoque no pecado e suas conseqüências. Parece-nos que a mensagem de Pedro foi esquecida: “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em Nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo” (At 2.36-38).
No âmbito do mercado editorial, também não tem sido diferente com os inúmeros lançamentos do Evangelho segundo Lair Ribeiro e seus seguidores. Alguns templos tem estado lotado com milhares de pessoas em busca do Evangelho da auto-ajuda, visando saciar as necessidades do cotidiano. Porém, como bem afirmou, o pastor Silas Daniel, no já clássico de apologética cristã: “A Sedução das Novas Teologias”, a Igreja Evangélica Brasileira não precisa de “Lair Ribeiro”. O que precisamos urgentemente é de verdadeiros pregadores do Evangelho Cristocêntrico.
Muito já se falou que quando os Estados Unidos espirram, o resto do mundo pega pneumonia. No tocante ao mundo teológico, também não tem sido diferente, com o crescimento da Teologia da Prosperidade e da Auto-Ajuda no maior país protestante do mundo e sua conseqüente influência no Brasil, está chegando uma virose para a Igreja Brasileira: “Os pregadores evangelísticos de auto-ajuda”, ao ponto da revista Veja, edição de 12 de julho de 2006, publicar uma matéria de capa com repercussão nacional. Mas o que realmente expressa a teologia da auto-ajuda? Basicamente mensagens motivacionais que levantam a auto-estima das pessoas. Mas um detalhe importante nos chama a atenção: os pregadores do Evangelho da auto-ajuda não pregam sobre o pecado como fizeram: Billy Graham, Wesley, Whitefield, Moody entre outros. Os pregadores que foram usados poderosamente na Palavra, trazendo um grande avivamento na Inglaterra e Estados Unidos pregaram todo o conselho de Deus: Hoje tem sido proclamado uma salada teológica, que vai desde a Confissão Positiva, passando pela Teologia da Prosperidade e aliada com a auto-ajuda, causando imensa confusão nas Igrejas. “Porque muitos há, das quais muitas vezes nos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo, cujo fim é a perdição, cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas”. (Fp 3.18-19).
Que o Senhor da Igreja, mediante seu amor, graça e misericórdia possa levantar nesta geração, pregadores compromissados apenas com a sã doutrina bíblica com o qual os discípulos do Senhor Jesus abalaram o mundo.

Nenhum comentário: