quarta-feira, 14 de maio de 2008

Heróis sem estátuas.


No dia 13 de maio de 2008, completou-se 120 anos da abolição da escravatura pela Princesa Isabel no Brasil e muitos herois foram lembrados pelas suas lutas na erradicação dessa chaga na Historia do povo Brasileiro. Já os Estados Unidos, onde os negros trazidos tambem da mãe Africa, para construirem a grande Nação Americana, foram indenizados pelo Governo com terras e mulas e na decada de 60 sonharam e conquistaram seus direitos civis com o derramar do sangue do pastor batista Martin Luther King, que ganhou estatuas, nome de avênidas, escolas, prêmio nobel e ate mesmo feriado nacional americano.
Ja na Inglaterra, tambem não foi diferente, com William Wilberforce, membro da Câmara dos Comuns, apos a aprovação da abolição do trafico de escravos, onde foi homenageado pelo parlamento britânico com estatuas, selo real, e ter seu nome inserido na Historia oficial da comunidade britanica, como um verdadeiro Cristão e defensor da liberdade.
No Brasil, Zumbi dos Palmares, ainda que tardiamente ganhou estatua em plena avênida no centro do Rio de Janeiro e ate feriado municipal como forma de reconheçimento pela sua luta que terminou em 1695, quando ele foi assassinado. Mas e os outros herois e heroinas que não foram lembrados? Que cairam no esqueçimento da Historia, que não tiveram o devido reconhecimento das autoridades, dos historiadores com o resgate de sua luta pela libertação dos escravos. Onde esta a lembrança da igreja evangelica pela batalha de seus filhos em prol da liberdade de seus irmãos de cor e fé? Onde esta o reconhecimento historico de Harriet Tubman, nascida Araminta Ros em plena escravidão americana no Condado de Dorchester, onde apos ser muito espancada, oque causou traumatismo craniano, conseguiu fugir de seus proprietarios e foi alcançada pelo Senhor Jesus Cristo, tornando-se uma cristã compromissada com o Reino de Deus e sua justiça. Para tanto ingressou como cozinheira e infermeira no exercito da União, durante a Guerra Civil americana, chegando a liderar uma expedição armada libertando setecentos escravos. Quando Tubmam morreu em 1913 ela se tornou um ìcone americano de coragem e liberdade.
Onde esta o reconhecimento de Horace Manley Lane, medico presbiteriano, fundador do Colegio Mackensie, como um dos grandes abolicionistas cristãos no Brasil? Isso leva-nos a refletir como a humanidade costuma honrar o triunfo de seus herois e como tambem custuma esquece-los no limbo do tempo. Os astronautas apos regressarem da lua, onde comtemplaram o poder de Deus, foram honrados pelo seu triunfo. Edson Arantes do Nascimento, o famoso Pelê, apos completar seu milesimo gol, foi honrado como atleta do século. o bravo general romano Julio Cesar, foi honrado apos conquistar a Gália e entrar triunfante em Roma, sendo aclamado depois como imperador, porem suas ultimas palavras foram: Ate tu Brutos! A glória humana é passageira. Ninguem permanece campeão para sempre. A única vitória eterna foi conquistada na cruz, como bem afirmou o Apóstolo dos Gentios. " Mas Graças sejam dadas a Deus, que por meio de Cristo, nos conduz sempre em grande vitoria" (2.Corintios. 2-17).
conta-se que Joana D`arc, a donzela de Orleães que lutou para libertar a França da dominação inglesa e foi condenada a fogueira com 19 anos no dia 30 de maio de 1431, apos ser abandonada pelo Rei Carlos VII, declarou : " E melhor ficar sozinha com Deus. sua amizade não irá faltar-me, nem seu conselho, nem seu amor. Na sua força terei coragem sempre, ate morrer, pois ele jamais se esqueçera de mim.".

Nenhum comentário: