quinta-feira, 22 de maio de 2008

O sonho nosso de cada dia


Dentre os animais da face da terra, o homem é o único que tem sonhos e tem a capacidade de transformar sonhos em realidade. A história da humanidade está repleta de sonhos, alguns famosos como símbolos de fé e esperança, outros mais simples fazem parte do cotidiano secular. Homens que fizeram história, tiveram sonhos e lutaram por eles, como ideais de vida.O Pastor Batista Martin Luther king, tornou-se líder pacifista dos Direitos Civis dos negros norte -americanos ocidental.

O preço pago pelo sonho de Luther king , foi sua própria vida, para que todos os negros tivessem os mesmos diretos que os cidadãos brancos americanos.
Os países, também costumam sonhar de maneira grandiosa, alguns se tornam megalomaníacos , como foi o caso do Brasil na década de 70, no auge da ditadura militar, onde se sonhando , o Brasil superpotência. O resultado todos nós conhecemos. O sonho tornou-se pesadelo , com uma dívida ativa externa astronômica e a venda da soberania nacional.
Quando adolescente , possuía um sonho de tornar-me oficial da Força Aérea, chegando inclusive a prestar concurso para a escola de Cadetes, contudo o sonho não concretizou-se. Hoje eu vôo com as asas da imaginação.
Eu tenho um amigo, político populista com raízes no movimento sindical rural, que alimenta o sonho de tornar-se prefeito de Rio das Ostras, mesmo com todas as adversidades, ele trabalha diariamente na construção do seu sonho. Nunca se deixa levar pelo desânimo. Alguns sonhos causam alegrias e outros despertam ódio e ciúme, como foi o caso de José do Egito. Diz a Bíblia, que o filho de Jacó, tinha 17 anos, quando apascentava os rebanho com seus irmãos. José era muito amada por sei pai, porque era o filho da sua velhice, e seus o irmãos o odiavam por isso.
Quando José teve um sonho e revelou aos eus irmãos , ódio aumentou mais ainda, passando a misturar-se com inveja, chamando ao ponto de tramarem contra sua vida.
José foi vendido por 20 siglas de prata aos israelitas pelos seu irmãos, por Ter ousado sonhar. Na tipologia bíblica, José representa um tipo de Cristo , que foi rejeitado pelos seus, amando pelo seu pai e vendido por quem amava.
O final da história, nós conhecemos , José tornou-se governador do Egito. Ele confiou em Deus e acreditou nos seus sonhos. Os cristãos sonham diariamente com a Nova Jerusalém e o governo sem fim de Cristo. Para que Ele reine, os cristãos espalhados pela face da terra, como as estrelas no céu, constróem dia após dia este sonho. Se você também tem um sonho, não desanime. Tenha fé e lute por ele. Somente vence, quem ousa sonhar.
Vai chegar o dia que você cantará a melodia. "Não era um sonho! Era realidade...".
Tenha convicção de seus sonhos e não deixe levar pela falta de encorajamento dos familiares e amigos. Quanto maior o sonho, maior será as adversidades. Abraão Lincoln, de uma pobreza abjeta como lenhador , sonhou ser presidente dos Estados Unidos e conseguiu após três sucessivas derrotas.
A paralisia infantil não impediu Franklin Roosevelt de sonhar com o mandato presidencial americano. O gênio da teoria da relatividade, após ser chamado de aprendiz lerdo e retardado, reprovado na Escola de Zurique em geografia ganhou o Prêmio Nobel de Física, passando o nome Albert Einstein, a fazer parte da história da ciência. A surdez não impediu Ludwig Von Beethoven de sonhar com a 5ª Sinfônica e encantar reis e plebeus durante séculos.

Nenhum comentário: