sexta-feira, 9 de maio de 2008

Qual é a tua igreja?


Certa feita um pastor pregava um sermão, no qual ele perguntava com veemência ao auditório: Qual é a tua Igreja? Muitos dos ouvintes, respondiam Batista, Assembléia de Deus, Metodista, Presbiteriana... Mas ele continuava a perguntar: Qual é a tua Igreja? Até que uma velhinha, um pouco trêmula e de maneira insegura, respondeu: “A Igreja de Jesus Cristo”; para alívio do pregador.
A palavra Igreja, vem do grego Eklesia que significa chamado para fora, onde se conclui que as pessoas que aceitaram Jesus Cristo e se tornaram seguidoras do caminho, foram tiradas do mundo do pecado para fora.

O apóstolo João na Ilha de Patmos, rochosa e desolada, situada no Mar Egeu a 36 km da Costa da Ásia Menor, e quando teve a revelação de Jesus Cristo, para mostrar aos seus sevos as coisas que deveriam acontecer nas sete igrejas que estão na Ásia: Éfeso, Esmirna, Pergamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia, ressaltando suas virtudes, pecados e fraquezas e promessas aos que permanecessem fiéis as doutrinas bíblicas, estava falando também as igrejas dos dias atuais. Hoje, com o crescimento desordenado das denominações evangélicas, temos o surgimento de todo o tipo de igreja, desde a Igreja do Cuspe de Cristo em São Paulo, passando pela Igreja A Serpente de Moisés, a que engoliu as outras no Rio de Janeiro. A Igreja da Comunidade Gay em Copacabana, a Igreja Quartel, onde os pastores com influência no tempo caserna, não admite ser contestado por um simples membro, faltando pouco dar ordem unida. A Igreja Academia, onde os cultos se tornaram sessão de aeróbica santa, onde muitos pastores estão imitando o padre Marcelo Rossi, a Igreja Espetáculo, onde a cada semana se apresenta uma nova atração: um cantor que está na mídia ou tele-evangelista que realiza sinais e prodígios. Passando por São Gonçalo no bairro Galo Branco, eu li no muro de uma Igreja em letras garrafas, próxima atração: Show com....

Existe também a Igreja Empresa, onde a membresia são sócios cotista sem direito a voto e a participação no lucro alcançado, que certamente não são almas para Cristo. Onde os gerentes/pastores são desafiados a aumentarem a arrecadação e abrirem novas franquias.

E nesses tempos de muita tristeza pela mundo afora, surgiu a Igreja do Riso em um Aeroporto no Canadá, onde a membresia rola no chão dando risadas incessantes numa verdadeira catarse coletiva.

Saiu de modo a Igreja Perseguida pela pregação do Evangelho como era na época dos apóstolos, onde os cristãos eram jogados as feras no coliseu romano para divertimento sádico da população e dos imperadores.

Saiu de moda os pastores reformistas como João Huss, serem queimados vivos em praça pública, por pregarem o Evangelho Genuíno da Igreja Primitiva. Saiu de moda os cultos evangelísticos em praça pública onde os irmãos recebiam tomates podre na face. Não existe mais as chibatadas que Paulo recebeu, tão pouco as pedradas recebidas por Estevão, não existe mais Joãos para serem desterrados em ilhas. O que existe são homens amantes de si mesmo, que geram uma Igreja narcisista, amante de si mesma.

Muitos são as perguntas, do porquê a Igreja avança crescendo sobre todo o mundo. Ao mesmo tempo em que o mundo cresce na Igreja. Apesar de toda a liberdade pregada em nossas igrejas para atrair a juventude e as pessoas provenientes na sociedade, criando-se igrejas para todos os gestos a escravidão do pecado continua ameaçando a humanidade.

Nenhum comentário: