sexta-feira, 2 de maio de 2008

Isso pode!


Existe um programa de televisão, onde a humorista Fabiana Karla, interpreta um personagem que diz o bordão: Isso pode! Isso não pode!
Em algumas Igrejas da região, onde foi substituída a Bíblia pelos costumes denominacionais, pastores tem repetido em seus púlpitos: Isso pode! Isso não pode!

Anualmente promovemos um Retiro Espiritual durante a festa pagã do Carnaval com diversas Igrejas da região. Porém nunca conseguimos ter a participação das diversas Igrejas pentecostais, por considerarem a prática recreativa na quadra de esportes do Ciep, como atividade carnal, pura perda de tempo para a juventude evangélica. Em alguns círculos evangélicos existe uma doutrina humana, que considera a prática dos esportes como mundana. A cerca de trinta anos, conheci uma Igreja em nossa região, que fora o berço do movimento pentecostal. O pastor sisudo com cara de delegado, pregava que sua Igreja estava separada do mundo. Lá se mantinha, os bons costumes: as moças não pintavam as unhas, os cabelos não eram cortados, não usavam calças compridas, brincos ou qualquer pintura nos lábios e face. Os meninos não jogavam futebol, não soltavam pipa, não tomavam banho na praia ou rio, enfim tudo era proibido. Aqueles que desobedeciam ao pastor eram excluídos sumariamente. A proibição legalista é a que tem mais afastado os jovens da Igreja. Passado alguns anos, retornei aquela igreja e o que encontrei foi um templo cheio de bancos vazios e o ministério com um histórico de escândalos de ordem moral com pecados de pederastia, fornicação, e adultério entre outros. Durante muitos anos, pregou-se costumes e esqueceu-se da Palavra Bíblica. O resultado não poderia ser outro, o apóstolo Paulo nos ensina que em toda nossa vida, quer comamos, bebamos ou façamos qualquer outra coisa, devemos fazer tudo para a glória de Deus (ICo 10:31).

Nenhum comentário: