segunda-feira, 19 de maio de 2008

Onze anos sem o Apóstolo da Região dos Lagos



Ocorrerá no mês de outubro de 2008, onze anos, de promoção a Glória Eterna do insigne Apóstolo da Fé Evangélica na Região dos Lagos- Pastor Enok Alberto Silva, Ministro da Palavra de Deus, ordenado pelo também saudoso Pastor Paulo Leivas Macalão , fundador do Ministério de Madureira , para evangelizar pioneiramente o litoral fluminense em caráter permanente ,a partir da década de 50.
A memória desse missionário alagoano , primaz na história do pentecostalismo litorâneo , transcendentes as limitações do Espirito que tornam esquecediças as heróicas ações ministeriais dos vultos proeminentes do passado recente . A inserção referencial do nome de Enok Alberto Silva nos anais do Ministério de Madureira , representa , uma justíssima homenagem de seus mais de 18 mil filhos na fé que ele deixou por um vasto território , desde Rio Douro- São Gonçalo até Glicério - Macaé.
Obra impar de um servo de Deus, inexplicavelmente omisso na literatura missionária moderna . Pastor Enok foi uma figura de primeira grandeza na tarefa de implantação de igrejas do Ministério de Madureira na Região dos Lagos, percorrendo o solo arenoso do litoral fluminense, em meio ao sol incandescente e ao forte vento sudoeste, marcando seu corpo franzino porém resistente aos intempéries da natureza como convém a todo apóstolo, a exemplo de Paulo , quando afirmou : "Nada me afastará do amor de Cristo". Nos primeiros momentos de seu ministério, Pr. Enock percorria os diversos municípios da Costa do Sol, através do lombo dos cavalos , bicicletas e muito depois com o uso de um jipe velho, para entrar em determinados lugares de areias movediças. A Bíblia e suas mensagens constituíam um ímpeto de esperança para o povo humilde e sofrido da "Terra do Sal" e o pleno reconhecimento do vocacional ministério desse gigante obreiro do Senhor, para usar como instrumento de trabalho a espada do Espírito, que á palavra de Deus (EF 6:17). O seu definido sentido de amor a Deus , sal força de vontade e dedicação fizeram-no um servidor da obra pentecostal , ilimitadamente pressimoso, sempre apaixonado pelo bem dos pecadores.
A dimensão do trabalho evangelístico do Pr. Enock acolitado por sua esposa , irmã Ilka Silva , embora muitas vezes atrozmente incompreendido, alcançou seu apogeu na década 70. A autoridade da Bíblia personificou-se no ministério do velho Pr. Enock através da pregação e do testemunho prático de sua vida cristã. Esse valoroso embaixador de Cristo, por meio de seus programas radiofônicos mantidos por suas diversas igrejas espalhadas na região, contribuíram de modo decisivo para anular os falsos conceitos insistentemente divulgados contra os chamados pentecostes, nos tempos da semeadura d apalavra de Deus e do movimento pentecostal em nossa terra.
Para fulminar e ao mesmo tempo esclarecer os adversários do Evangelho, Pr. Enock publicou no Jornal O Forte, divulgando as maravilhas de Deus operadas nos cerca de 105 templos construídos no período de 40 anos. É inarredável o testamento histórico de que Enock Alberto Silva é o apóstolo que ocupa o primeiros lugar na evangelização da Região dos Lagos , tendo sido reconhecido em vida pelas autoridades civis e militares, como também pelos Ministros das igrejas fraternas.
Glorificado seja o nome do Senhor, nosso Onipotente Deus, pela misericórdia e bênção da projeção secular e hodierna desse tão vigoroso Ministério ,que agora após combater o bom combate, descansa no Senhor, aguardando apenas o arrebatamento da Vida de Cristo. Segundo o Pr. Gentil Medeiros , que foi dirigente da Assembléia de Deus da Armação dos Búzios durante 13 anos, o Pr. Enock marcou indelevelmente a vida de nossa igreja , sempre caracterizado pela firmeza e seriedade. Com sua morte, podemos repetir as palavras de Davi acerca de Abner: "Não sabeis que hoje caiu em Israel um príncipe e um grande? Foi realmente uma perda irreparável para o Ministério de Madureira, mas as pisadas do homem de Deus jamais serão apagadas , servindo de exemplo para todos nós. O escritor alemão Bertold Brecht , foi muito feliz, quando escreveu a vida de alguns homens, parece-nos que quando ele declara: "Há homens que lutam um dia e são bons. Há outros que lutaram a muitos dias e são os melhores e há aqueles que lutam muitos anos e são melhores. Porém há os que por toda vida, esse são insubstituíveis", parece que estava falando do Pr. Enock, afirmou Pr. Sérgio Cunha, que conheceu o pioneiro no idos da década de 80, quando chegou na Região dos Lagos para trabalhar com a juventude das Igrejas.

Nenhum comentário: