quinta-feira, 29 de maio de 2008

O esforço de Ray Charles


O mundo da música Soul ficou mais pobre essa semana com a morte no último dia 16 de junho, do mestre Ray Charles de 73anos. Autor do clássico Georgia, on my mina que se tornou o Hino oficial em 1970 do seu estava de origem, Ray Charles apesar de possuir sobrenome de príncipe Inglês, não nasceu em um lar abastado no Sul dos Estados Unidos. Filho de um mecânico com uma lavadeira de roupas, Ray tinha tudo para ser mais um negro vítima de uma sociedade racista e preconceituosa, contudo a despeito do glaucoma com 6 anos de idade, que lhe tirou a visão, ele conseguiu enxergar na musica uma forma de externar seus sofrimentos e abrir portas no mundo da fama, que durante tanto tempo o reverenciou. Ray sabia tocar vários instrumentos musicais com grande habilidade, mas foi com seu piano mágico que se tornou imortal.
A música lhe deu olhos para ver que conquistas demandam esforços e grandes recompensas vêm como resultado de trabalho duro.
Quando dizemos que há recompensa sem esforço, estamos expressando uma verdade bem conhecida. Entretanto existe outro fato que nem sempre é lembrado. Não há esforço sem recompensa. Enfrentar as adversidades jamais será perda de tempo, porque nossa dedicação trará resultados. A sociedade sulista do início do século passado certamente, deve ter decretado uma existência medíocre para aquela criança negra, cega e pobre. Mas para a felicidade da música universal, Ray não acreditou na existência de decretos adversos, como se tivessem sido predeterminados, antes resolveu lutar, conquistando sue lugar no firmamento das estrelas.
Assim também aconteceu com o pequeno pastor de ovelhas Davi quando o gigante Filisteu Golias afrontou o exército de Israel. Apesar de ser uma criança, Davi não teve medo das ameaças e do tamanho do inimigo, derrubando-o com uma funda e três pedrinhas do ribeiro.
Davi saiu-se vitorioso porque não cria na existência de ordens adversas. Ele acreditava que seu destino estava nas mãos do Senhor Deus.
Quando Thomas Edison era criança foi dispensado da Escola por causa de uma surdez parcial com o seguinte bilhete: “Seu filho não tem inteligência para aprender nada”. A mãe do menino, porém, não se abateu e com determinação resolveu cuidar pessoalmente da educação do filho.
Passado muitos anos, Thomas Edison tornou-se um grande cientista inventando a lâmpada elétrica, a câmara fotográfica, o gravador, o microfone, e mais de mil inventos. Quando ele morreu, todas as casas dos Estados Unidos apagaram as lâmpadas por um minuto em sua homenagem, a mãe de Thomas Edison acreditou na recompensa dos seus esforços.
A Palavra de Deus nos exorta a acreditar nos nossos sonhos e trabalhar para alcança-los, porque á um prêmio reservado para os perseverantes.

“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundante na obra do Senhor, Sabendo que no Senhor, o nosso trabalho não é vão. (ICo15:58)

Sergio Cunha e Jornalista, Articulista, Conferencista e Presidente do Conselho de Pastores de Rio das Ostras.

Nenhum comentário: